CNCDP, Lisboa, 2001. In-4º de 191 págs. Encadernação editorial ilustrada, reproduzindo cartografia, desenhos e manuscritos antigos do séc. XVI.
A transcrição e fixação do texto do manuscrito de Saragoça a cargo de Pedro Moreira e João Carlos Oliveira.
Cuidada e valiosa edição de manuscritos inéditos, de grande riqueza e pioneirismo efectuada por uma figura que conheceu a língua local. Apresenta descrições sociais, de usos e costumes de Ceilão.
Belíssimo livro impresso sobre papel couché, que reproduz dois manuscritos aguarelados inéditos sobre a ilha de Ceilão. O primeiro, guardado na Biblioteca Nacional de Madrid, é da autoria de Constantino de Sá de Noronha " ... observador minucioso, um arqueólogo escrupuloso, conta, mede e regista ..." e datado de 1624; o segundo, elaborado em 1638, faz parte das colecções da Biblioteca da Universidade de Saragoça e é mais completo que o primeiro.
Apresenta um estudo pormenorizado do contexto histórico dos manuscritos, com biografia de Constantino de Sá de Miranda, descrição dos códices de Madrid, de Saragoça e de outros a estes relacionados existentes em Haia e Washington.