Imprensa Nacional de Lisboa, Lisboa, 1944. In-8º de 235-(3) págs. Encadernação meia inglesa, coeva, em percalina azul. Dizeres dourado sna lombada. Aparado, mantendo mesmo assim margens largas, e falho de capas de brochura.
Ilustrado em separado com desenhos a crayon de José Luiz e fotografias de alto interesse etnográfico, a grupos etnícos com características antropológicas distintas. Em separado, ainda, largos mapas desdobráveis com distribuições étnicas, linguísticas dos seus grupos no arquipélago de Timor.
INVULGAR e importante estudo.
Obra publicada num decénio que, apesar de a Europa ser dominada pelo conflito, a Segunda Guerra Mundial e Timor ser ocupado pelos holandeses e australianos numa primeira fase e depois pelos japoneses de 1942 a 1945, a historiografia de Timor ganha o seu apogeu e se desenvolvem os pioneiros estudos antropológicos e etnográficos, em que são publicados alguns ensaios e estudos sobre as línguas de Timor, tais como os de A. Capell, António Mendes Corrêa, Ernesto Domingues e Leite Magalhães.