Na Impressão Régia, Lisboa, 1827. In-8º de (6)-380-(2) págs. Encadernação coeva inteira de carneira flamejada, com dizeres e filetes dourados na lombada, com rótulo de pele vermelha. Conserva o magnífico retarto desenhado por Jozé Coelho e gravado por J.(oão) V.(icente) Priaz. Carimbos de posse antigas no rosto. Mantem a sonoridade original do pale, bastante encorpado e em exceelnte estado de conservação.
2ª edição, a definitiva, muito alterada e acrescentada relativamente à anterior.
Inocêncio IV, 183-215 & XII 200-203.
A 1ª edição foi publicada em 1814, com base nos materiais usados por José Agostinho de Macedo (1761- (1831) no poema narrativo «O Gama», publicado em 1811. Trata-se de um poema heróico sobre a descoberta do caminho marítimo para a Índia, tendo como herói Vasco da Gama. É uma das mais discutidas obras de Macedo, pois provocou bastante polémica aquando da sua publicação dada a sua desmedida presunção literária que levou-o a criticar os Lusíadas, no Discurso Preliminar que acompanha o poema, tentando sobrepor-lhe com este livro. O autor, ao escrever este poema sobre pretendia ultrapassar Camões, pois considerava que Os Lusíadas tinham defeitos de estrutura.
Inocêncio diz-nos que " José Agostinho de Macedo introduziu n'esta reimpressão do poema, numerosas alterações, posto que pela maior parte coisas pouco substanciaes; accrescentou algumas oitavas, e supprimiu inteiramente outras." Exemplar completo, no seu estado original, ainda que sem a dedicatória que posteriormente foi anexada em alguns exemplares, sobre o qual nos diz novamente Inocêncio: "D'esta segunda, feita a expensas do Mosteiro de Alcobaça, tiraram-se mil e quinhentos exemplares, em papel de diversas qualidades, sendo uns de maior, outros de menor formato. O custo da impressão foi de rs. 155:400, não entrando n'esta quantia a despeza feita com a gravura do retrato. Suprimiu-se por vontade do auctor, não só o 'discurso preliminar', mas a 'dedicatória" da primeira edição. Já depois de impresso o poema, e anuindo aos rogos dos que lh'o pediam, consentiu elle em que se reprimisse também a dedicatoria, mas em separado. Assim se fez, e d'ella se tiraram só mil exemplares (...)"