A sua lista de compras está vazia.
Imprensa da Universidade, Coimbra, 1887. In-8º de 162-XXXVI estampas litografadas. Encadernação coeva em pele, meia inglesa com dizeres e filetes dourados, com ligeira falta à cabeça da lombada. Estampas 1 e 15ª solta, não faltando nenhuma. Ilustrado com um mapa desdobrável represenatndo um quadro synoptico das ordens de arquitectura. As 36 estampas são litografias realizadas na Imprensa Nacional e represenatm pormenores arquitectónicos e monumentais, fundamentalmente, de Arte Bizantina e medieval.
Segundo refere o autor no prefácio, esta obra foi composta com base nas importantes textos de Bourassé, Oudin, Pierret, Mallet, Poussin e Crosnier visando a instrução de aulas de desenho, iconografia e arqueologia no Seminário de Beja.
Não mencionado nas bibliografias especializadas em Arquitectura religisoa, Arte e Património. Exemplares na Biblioteca de Arte da Fundação Caloustre Gulbenkian, na BNP e na Academia das Ciências de Lisboa.
Inocêncio XX, 268.
Perseguido pela maçonaria e movimentos jacobinos, António Xavier de Sousa Monteiro (1829-1906), foi também um hábil pintor e compositor de múscia sacra. Foi nomeado Bispo de Beja em 1883. Da produção literária, publicou imensas obras tendo-se focado no Direito Eclesiástico Paroquial e Admininstrativo, Obras Pastorais entre outras. Esta obra que se apresenta, constitui a única ligada ao patrimõnio monumental artístico.