A sua lista de compras está vazia.
Na Typografia Rollandiana, Lisboa, 1788. In-8º de (8)-362-(6) págs. Encadernação coeva, inteira de carneira, lombada com 5 nervos, casas abertas, falho de rótulo (preserva ainda em relevo, o molde da gravação dos dizeres de título). Corte das folhas carminado. Nítida impressão em papel de boa qualidade, preservando ainda alguma frescura original. Encadernação semi-solta pela pasta anterior. Mesmo assim, muito bom exemplar.
As primeiras 8 páginas são da responsabilidade do tradutor-editor, onde declara dedicar a obra às Senhoras, nos diz ainda que no livro " ... encontrareis o caracter de huma familia sisuda, de huma familia toda ambiciosa no bem, no util da sua casa; vereis mofadas com muita arte as vaidades do Seculo, as loucuras com que muitos correm affadigadamente, peor que os brutos a quem destro Cavalleiro não pode domar, para o precipicio ou deste, ou do outro mundo; vereis a Moral pullar por todas as paginas; vereis finalmente o modelo da vossa gravidade, da vossa decencia, e sabedoria ...".
A edição original é francesa, com título Histoire de la vertueuse portugaise, ou Le modele des femmes chrétiennes, da autoria de Jean Maydieu, publicada em 1779, foi traduzida por Francisco Rolland, como declarado no texto de introdução. As últimas 6 páginas do livro compõem o catálogo das obras impressas na tipografia Rollandiana.
Francisco Rolland foi o fundador da célebre casa Tipografia Rollandiana, que em 1770 veio de França para se estabelecer em Lisboa (Inocêncio, III-50), tendo sido também, além de mediador cultural, responsável pela introdução de modelos editoriais franceses em Portugal.
A BNP não possui um exemplar.