A mostrar um total de 70 obra(s)
Descrição:
Na Impressão Régia, Lisboa, 1827. In-8º de (6)-380-(2) págs. Encadernação coeva inteira de carneira flamejada, com dizeres e filetes dourados na lombada, com rótulo de pele vermelha. Conserva o magnífico retarto desenhado por Jozé Coelho e gravado por J.(oão) V.(icente) Priaz. Carimbos de posse antigas no rosto. Mantem a sonoridade original do pale, bastante encorpado e em exceelnte estado de conservação.
2ª edição, a definitiva, muito alterada e acrescentada relativamente à anterior.
Inocêncio IV, 183-215 & XII 200-203.
Descrição:
Na officina de Antonio Gomes, Lisboa, 1788. In-8º de IV-202 págs. Encadernação coeva inteira de carneira mosqueada com dizeres dourados na lombada. Conserva a sonoridade original do papel. Apresenta ex-libris no verso da pasta anterior. Ligeira mancha esvanecida no canto superior direito. Ligeiros e insignificantes defeitos de manuseamento.
Considerada a primeira obra a revelar preocupações didácticas no campo da ortografia, também relativamente às classes sociais menos favorecidas e menos instruidas. Trata-se da 6ª edição, acrescentada.
Inocêncio IV, 21 e X, 332.
Exclusiva da BNP apresenta 3 exemplares desta edição, sendo ausentes de outras bibliotecas públicas.
Exemplar igual ao da Biblioteca de Leite Vasconcelos, nº 9, p. 64
Descrição:
(Gráfica Montalto, Ldª), Edição do autor, 1959. In-8º de 24 págs. Brochado. Apresenta todos os cadernos por abrir. Ponto de ferro ligeiramente oxidado.
MUITO RARA PRIMEIRA (e única edição) do livrinho que marcou a obra de estreia do autor, icónico pelo facto de terem sido quase todos por ele retirados de circulação e destruídos pouco depois da publicação. O destino que o autor deu a esse livro, conta Vítor Silva Tavares no Intróito Inaugural do primeiro volume da Obra Escrita (editada pela Letra Livre), não foi nada benevolente: retirou-o da circulação com “gana exterminadora”, da qual se salvaram uns pouco exemplares, graças a uma operação clandestina de salvamento que Luiza Neto Jorge achou por bem efectuar.
Exemplares na BNP e na Biblioteca Pedro Veiga (FL-UP).
Descrição:
Agência Geral do Ultramar, Lisboa, 1967. In-8º de 166-(5) págs. Brochado. Capas ligeiramente empoeiradas. Miolo impecável. Ilustrado à parte sobre papel couché.
Descrição:
Instituto de Cultura e Língua Portuguesa, Lisboa, 1984. In-8º de 306-(1) págs. Brochado. Capas empoeiradas, miolo em muito bom estado de conservação. Capa de brochura ilustrada com uma estátua Lébu-Hmôru (divindade da fertilidade).
Estudo ilustrado a negro e a cores com fotogravuras impressas em folhas à parte sobre papel couché; com transcrição e estudo das canções dos Ataúros.
Obra imprescindível para o conhecimento de um dos aspectos do complexo conjunto de etnias, culturas e línguas existentes em Timor.
Descrição:
Imprensa Nacional de Lisboa, Lisboa, 1944. In-8º de 235-(3) págs. Encadernação meia inglesa, coeva, em percalina azul. Dizeres dourado sna lombada. Aparado, mantendo mesmo assim margens largas, e falho de capas de brochura.
Ilustrado em separado com desenhos a crayon de José Luiz e fotografias de alto interesse etnográfico, a grupos etnícos com características antropológicas distintas. Em separado, ainda, largos mapas desdobráveis com distribuições étnicas, linguísticas dos seus grupos no arquipélago de Timor.
INVULGAR e importante estudo.
Descrição:
Fernando Pereira - Editor, Lisboa, s.d. (1980). In-8º de 383 págs. Brochado. Rúbrica de posse na primeira página de texto. Capas ligeiramente empoeiradas.
INVULGAR.
Descrição:
Flamarion, Paris, 2013. In-4º de 253-(3) págs. Brochado.
Livro da exposição BRASSAI pour l'Amour de Paris. realizada em Paris em 2013 no Hôtel de Ville comissaraida pela crítica de arte Agnès de Gouvion Saint-Cyr.
Descrição:
Edition Lammerhuber, Austria, 2013. In4º de 206-(3) págs. CArtonagem editorial em tela negra com sobrecapa iliustrada com fotografia do autor.
Livro de estreia deste notável fotógrafo, livro graciado com o prémio LIVRO DO ANO / MELHOR EDITOR 2013 pela FEP EUROPEAN.
Descrição:
Câmara Municipal de Bragança, 2015. In-4º de 100 págs. Encadernação editorial ilustrada com fotografia do autor.
Livro que acomapanhou a exposição de fotografia de Dussaud de novembro 2014 a maio 2015 no Centro de Fotografia Georges Dussaud. Textos de Hernâni Dinis Venâncio Dias, Jorge Costa, Christine Dussaud e José Rodrigues Monteiro.
Como novo.
Descrição:
Scalo, Zurique, 1998. In-4º de 64 ff inumeradas. Cartonagem editorial branca com sobrecapa ilustrada com fotografia da autora do livro.
LIVRO DE ESTREIA da fotógrafa, e circulou por ocasião da exposição no CAV em Coimbra.
Descrição:
Encontros de Fotografia (i.é, Assírio & Alvim), Coimbra, 1997. In-8º de 61-(3) págs. Cartonagem editorial em tela cinzenta, com sobrecapa ilustrada por Duarte Belo com fotografia de gravura rupestre.
Texto de Áçlvaro de Almeida
Catálogo da exposição “Foz Côa” de Duate Belo em Coimbra, 1997.
Descrição:
Oficina do Livro, Lisboa, 1999. In-8º de XXXIII-(40) págs. Brochado. Capa ilustrada.
O livro reúne textos e fotografias originais (polaroids) de Pedro Paixão.
Como Novo.
Descrição:
Edições Quasi, Famalicão, 2006. In-8º de 63-(3) págs. Cartonagem editorial ilustrada com fotografia de Duarte Belo.
Livro organizado por Graça Capinha numa belíssima edição com poemas de Álvaro Alves de Faria, Ana Luisa Amaral, Fernando Aguiar, Nuno Júdice e Vasco Graça Moura, e que dialogam com as fotografias de Ana Gaiaz e Duarte Belo.
Como novo.
Descrição:
Assírio & Alvim, Lisboa, 2003. In-8º de 119-(1) págs. Encadernação editorial cartonada e ilustrada com uma fotografia de Duarte Belo.
Todos os textos de Jorge P. Pires, em prosa poética, fazem-se acompanhar com uma fotografia de página inteira.
Como novo.
Descrição:
Edições Carvalhos de Basto, Lda ( Oficinas Gráficas de Barbosa & Xavier, Lda. Braga), Ponte de Lima, 2001. In-4.° gr. de 2 volumes com 505 e 567 págs. respectivamente Brochado. Exemplares em mint condition, não fossem os cadernos abertos.
Tiragem restrita e limitada a 500 exemplares.
Apresenta nas páginas do texto numerosos brasões de armas e frontarias de edifícios pertencentes às famílias de que se ocupa.
INVULGAR.
Descrição:
Fenda edições, Coimbra, 1979. in-4º de 81-(2) págs. Brochado. Lombada com ligeiros vestígios de fita gomada. Pequena rúbrica de posse no ante-rosto. Muito bom exemplar.
Descrição:
Fenda edições, Coimbra 1981. Cartonagem editorial com 12 folhas impressas e soltas, albergadas numa espécie de pasta dobrada em três.
Tradução de João Almeida Flor com uma Nota ao «Sr. Pessoa» de John Wain por Joaquim Manuel Magalhães.
MUITO INVULGAR EDIÇÃO ORIGINAL
Descrição:
Fenda Edições, Coimbra (1983). In-8º de 72-(8) págs. Brochado, com impressão a cor violeta. Rúbrica de posse no frontispício.
Insere um peoma de Jorge Sousa Braga, e uma Nota Introdutória e Prefácio do autor.
Primeira e única edição.
Descrição:
Fenda Edições, Coimbra, 1981. In-4º de 41-(1) págs. Brochado. Exemplar em excelente estado de conservação, com rúbrica de posse no ante-rosto e capas ligeiramente empoeiradas.
Inserido na colecção Lilás. Capa de Fernando Zeferino Ferreira.
Primeira e única edição de um dos primeiros livros do autor.
INVULGAR.
Descrição:
Fenda edições, Coimbra, 1983. In-8º de 49-(1)-(3) págs. Brochado.
Primeira edição (e única?) inserida na colecção Lágrimas de Eros (nº9).
Descrição:
Fenda Edições, (Minigráfica, Lisboa, 1988). In-8º de (2)-X-(1) págs. Brochado. Capa editorial em papel tintado (impresso) com rótulo, também editorial, gravado a negro.
Capa anterior com vestígios de actividade de lepismatídeos. Miolo impecável.
PRIMEIRA e única edição deste poema editado em latim, de cariz humorístico e satírico.
Invulgar, como todas as edições Fenda impressas nos anos 80, que conheceram tiragens pequenas e consequente circulação restrita.
Descrição:
Editorial Domingos Barreira, Porto, s.d. (1945?). In-8º de 452+errata págs. Brochado. Capas de brochura com pequenos e insignificantes sinais de manuseamento (vincos, cortes, etc ...).
2ª edição mais apreciada pelas 3000 novas entradas em relação à primeira edição.
Descrição:
Sem indicação de tipografia, Lisboa, 1974. In-8º de 96 págs. Brochado.
Ostenta uma dedicatória autógrafada. De elevado interesse linguístico e etnográfico, também pela forma como está organizado todo o volume.
Separata do tomo IV da Revista Lingua e Cultura da Sociedade de Língua Portuguesa.
Vou espalhar as trovoadas / que no céu andam armadas / deitá-las prà serra do Marão / onde não haja nem palha nem grão / nem meninos a chorar / nem galos a cantar.
Descrição:
Na Officina de Antonio Pedrozo Galrão, Lisboa, 1719. In-8º de (20)-418 págs. Encadernação coeva em pergaminho com dizeres caligrafados na lombada.
Nítida impressão a duas colunas, sobre papel de boa qualidade, mantendo a sonoridade orginal. Adornada com belíssimos florões e outras vinhetas tipográficas de remate.
Carimbo a óleo de posse na última página, de uma instituição religiosa extinta. Pequena mancha marginal esvanecida de tinta.
Inocêncio XVII, p. 12. ; não foram localizados mais exemplares além os da BN.
A única referência encontrada ao autor, vem descrita numa carta do Padre António Vieira escrita na Baía em 9 de Agosto de 1688 (in Epistolografia, Cartas de Lisboa, Cartas da Baía, vol. IV, p. 373, ed. Círculo de Leitores, 2013).
Descrição:
Typographia Gonçalves, Lisboa, s/d (1916). In-12º de XV-332-(1) págs. Encadernação editorial em percalina com ornatos e dizeres "dourados" gravados e lombada, com retrato de Camões em medalhão circular na pasta anterior, esta com pequenas manchinhas de humidade. Ilustrado com 14 gravuras (13 de Camões + 1 retarto de Carvalho Monteiro) sobre folhas de papel couché em extra texto. Dourado por folhas. Apresenta na folha de guarda e ante-rosto, colado em cada uma, um selo da emissão dos CTT, comemorativo dos 400 anos do nascimento de Camões. Cada canto é rematado com "artísticos frisos ornamentaes".
Prefácio de Olimpio Cesar que ocupa as primeiras 15 páginas.
INVULGAR
Descrição:
Impressão Regia. Rio de Janeiro. 1816. In-8º de (7)- 53 págs. Brochado. Ligeiro aparo marginal. Nítida impressão sobre papel de qualidade superior, em excelente estado de conservação.
Raro livro desta tradução brasileira sendo uma dos primeiros livros impressos no Rio de Janeiro pela Impressão Régia. Primeira e única tradução para português da famosa peça de Jean Racine (1639-1699) aqui em primeira edição brasileira.
Almeida Camargo & Borba de Moraes, Bibliografia da Impressão Régia do Rio de Janeiro I, nº 496. Innocêncio I, 171 & VIII, 203. Gonçalves Rodrigues, A tradução em Portugal 3251. Não referido em Palha.
Descrição:
Assírio & Alvim, Lisboa, 2001. In-8º de 111-(1) págs. Brochado. Muito bom estado.
Antologia organizada por João Luís Barreto Guimarães.
Descrição:
FENDA EDIÇÕES (Tipografia Damasceno, Coimbra, 1989). In-4º de 59-(1) págs. Brochado.
Primeira e única edição. Exemplar impecável, miolo mint condition.
Descrição:
H. Garnier Livreiro-Editor, Rio de Janeiro, s.d. (18?). In-474 págs. Encadernação editorial em sivertex vermelha com ferros gravados a pigmento negro nas pastas e lombada, esta com dizeres dourados. Acidez ligeira e algum foxing marginal. Esta edição não apresenta as ilustrações e o mapa desdobrável do Brasil que se faz acompanhar da edição de Francisco Arthur da Silva (Lisboa, 1880).
A Biblioteca Nacional de Portugal refere a obra, no entanto, sem cota atribuida. Não referido nas bibliografias consultadas. Os bibliógrafos Inocêncio e Ávila Perez registam exemplares da edição original de 1730 e de 1880, omitindo a edição que ora se apresenta.
As três obras consultadas da especialidade e autoria de Borba de Moraes, nenhuma refere a presente edição. No entanto, há uma indicação em Bibliografia Brasileira do Período Colonial (1983, p. 291) em que podemos aferir quanto à possível raridade desta edição comparativamente a outra impressa na mesma altura, quando Borba de Moraes nos diz, com alguma ironia subjacente "... Note-se que esta edição traz a menção de segunda quando na realidade é a terceira. Em Lisboa ignorava-se com certeza que dois anos antes o barão Homem de Melo publicara na Bahia outra edição ...". Também em Bibliografia Brasiliana (São Paulo, 2010, p. 207) ele repete a mesma informação, mas de forma mais resumida.
Inocêncio,VII-222; Avila Perez, 6623; Borba de Moraes (1969), 290; Borba de Moraes (1983) II, 678; Borba de Moraes (2010) II, 206/7; Sabin 72300; C. R. Boxer, The Golden Age of Brazil, 1695-1750.
RARO & BELO EXEMPLAR.
Descrição:
Editorial Imperio, Lisboa, 1943. In-4º oblongo de 470 págs. Cartonagem editorial com pastas ilustradas com ex-libris do autor (e aqui também editor) e impressas a negro sobre papel vermelho. Muito bom exemplar com pasta anterior ligeiramente descolorido por acção directa da luz.
Nítida impressão sobre papel de qualdiade superior e elevada gramagem, em papel do Prado. Profusamene ilustrado ao lobgo do texto e em separado com os fac-símiles dos desenhos do manuscrito guardado na Torre do Tombo com designação «Caixa Forte, Ms. 159» (ou PT/TT/CF/159) e com um mapa com distribuição das fortalezas em Portugal.
Descrição:
Typographia Commercial Portuense, Porto, 1843. In-8º de (5)-226 págs. Encadernação moderna cartonada com papel marmoreado. Papel ligeiramente oxidado, resultante da sua própria qualidade sob acção do tempo.
Bonita edição de esmerado apuro gráfico, bem ao gosto romântico pleno de vinhetas de remate e cabeçoes de enfeite, com letras capitulares trabalhadas, todas distintas de Canto para Canto que constitui o poema.
Ostenta uma dedicatória autógrafa (aparada no canto inferior direito).
Inocêncio V, 64
Exemplares na biblioteca Pedro Veiga (FLUP) e Biblioteca Nacional
Não referido em "Poemas Herói-Cómicos Portugueses" de Alberto Pimentel (Porto, 1922).
RARO.
Descrição:
Fólio, (Lisboa, 1957) . In-4º de 514-(10) págs. Encadernação editorial inteira de pele cor creme, pasta anterior com uma gravação a negro com representação caricatural do Camilo. Lombada com gravados a ouro motivos vegetalista dispostos em espinha, centrado com dizeres "Camilo" gravado a negro. Capas ligeiramente empoeiradas.
Exemplar e uma tiragem limitada, numerada (levando este o nº910) e com chancela do autor. A obra dispõe uma sobrecapa em papel ausente neste exemplar.
Impressão em papel de qualidade distinta e ilustrada com numerosas vinhetas e extratextos assinados por Júlio Pomar e Carlos Botelho. Reportagem fotográfica por Mário Novaes (fac-símiles em papel couché de jornais, fotografias, retratos e autógrafos de Camilo, ou alusivos).
Descrição:
Livraria Alves (Tipografia José Bastos), Lisboa, 1911. In-8º de 135-(1) págs. Brochado com os cadernos por abrir na íntegra.
Belo exemplar.
Descrição:
Gabinete de Estudos das Pescas, Lisboa, 1956. In-8º de 223-(4) págs. Brochado. Ocasionais e insignificantes picos marginais de acidez na capa. Miolo em bom estado de conservação.
Descrição:
Na Officina de Simão Thaddeo Ferreira, Lisboa, 1798. In-8º de 54-(24 págs).
Rúbricas de posse coevas no frontspício.
ENCADERNADO JUNTO COM:
COMPENDIO DO CALCULO DA LATITUDE NO MAR PELA OBSERVAÇÃO MERIDIANA DOS ASTROS por ...
Na Officina de Simão Thaddeo Ferreira, Lisboa, 1798. In-4º de 134 págs. Ambos os volumes ncadernação moderna meia francesa com cantos em pele. Ornado com belos cabeções de enfeite representando temas de navegação, e ainda, ao longo do texto, com esquemas armilares de cálculo trigonométricos espacias.
Exemplar preservando a sonoridade original do papel (bastante encorpado), com os dois títulos apresentados encadernados juntos num volume único. O primeiro título apresenta ligeiros e muito pequenos restauros pontuais, muito bem executados com papel de arroz. Ligeiro aparo marginal.
As 24 últimas páginas com VIII tábuas de correcções de cálculo respeitantes ao primeiro título, encontram-se encadernadas no final do volume. Exemplar completo com tudo quanto publicado.
Inocêncio T. V, p. 74 não refere o Compendio do Calculo de Latitude no Mar e diz-nos desconhecer qualquer dado biográfico do autor, além de ter sido matemático e professor de pilotagem, e que julga ter falecido em 1809. OBRA RARA, de referência e representativa para o estudo da ciência náutica portuguesa da época.
Apenas a BIBLIOTECA NACIONAL apresenta um exemplar de cada um dos títulos, sendo omisso das restantes instituições. Não referido em outras bibliografias especializadas.
Descrição:
Imprensa Nacional, Lisboa, 1934. In-8º de XXXVI-204 págs. Brochado com a lombada ligeiramente fragilizada, dada a baixa gramagem da capa de brochura. Ilustrado.
Invulgar.
Descrição:
Edições Nazareth, Évora, 1945. In-4º de XXIV - 450 -(1) pág. Brochado. Capas com raros picos de acidez com o miolo muito limpo.
INVULGAR.
Descrição:
Na Real Imprensa da Universidade, Coimbra, 1829. In-8º de 317 págs. Encadernação coeva, meia inglesa em pele, com sinais de desgaste por manuseamento, rótulo com dizeres dourados na lombada, esta com as charneiras frágeis à cabeça. Trabalho de traça exclusivo à encadernação, do lado interior, junto à charneira da pasta anterior. Miolo em excelente estado, com raros picos de acidez.
Bastante invulgar.
Inocêncio, II-86
Descrição:
Na Offic de Antonio Vicente da Silva, Lisboa. 1760. In-8º de (32)-475 págs. Encadernação do séc. XIX, meia francesa em pele castanha com rótulo de ordem de estante na lombada. Carimbo de posse a óleo no frontspício e ante-rosto, coevo à encadernação. Mantem a sonoridade original do papel saudável.
QUARTA EDIÇÃO, muito rara desta muito importante obra da bibliografia brasiliana, considerada por alguns bibliografos o PRIMEIRO ROMANCE BRASILEIRO (no domínio do romance alegórico de fundo moral e espiritual, bem ao gosto do barroco) em que descreve, de forma devocional, a vida quotidiana da Bahia e de Minas Gerais durante o período do ciclo do ouro brasileiro.
Inocêncio, VI, 315 e XVII, 214;
Borba de Moraes in Bibliographia Brasiliana (1983);
Palmira Morais Rocha Araújo, in Dicionário de Autores no Brasil Colonial (Colibri, 2003);
Barbosa Machado, in Biblioteca Lusitana (1752);
N. M. Pereira in Compêndio Narrativo do Peregrino da América (1939).
Descrição:
Editorial Inova, Porto, 1973. in-8º de 88-(7) págs. Brochado. Sinais de manuseamento, sem grande expressão.
Valorizado por ostentar uma dedicatória autógrafa ao escritor JOAQUIM NAMORADO.
Primeira edição inserido na Colecção Duas Horas de Leitura (nº 21), da Inova.
Descrição:
Coimbra, 1941-In-8º de 117-III págs. Brochado, com manchinhas de humidade e picos de acidez. Carimbo de posse no anterosto, exemplar com sinais marginais de manuseamento, lombada com ligeira perda de papel à cabeça.
PRIMEIRA EDIÇÃO, justamente apreciada e já muito invulgar.
Descrição:
Papelaria Moderna, Figueira da Foz, s.d. (1941). In-8º de 40 págs. Brochado. Nítida impressão, de elevado cuidado gráfico, sobre papel encorpado. Pontos de ferro com ligeira oxidação.
Muito bom exemplar, INVULGAR
Descrição:
Na Typographia da Academia R. das Sciencias, Lisboa, 1824. In-8º de VII-262 págs. Encadernação meia inglesa em pele castanha, com dizeres dourados na lombada, ligeiramente ressequida. Corte das folhas carminado. Preserva a sonoridade original do papel. Nítida impressão sobre papel encorpado de linho. Rúbrica de posse antiga a tinta roxa no frontspício.
Segunda edição INVULGAR, impressa três anos após a primeira edição.
Descrição:
Na Imprensa de Galhardo, Lisboa, 1821. In-8º de 38 págs. Encadernação moderna em papel marmoreado. Ostenta um pequeno autocolante de biblioteca particular.
Curioso e muito INVULGAR.
Descrição:
Empresa Veritas, Guarda, (aliás, Portimão) 1927. In-8º de 170-(3) págs. Brochado com a capa de brochura ilustrada. Dedicatória não-autógrafa e carimbo de posse no rosto.
BASTANTE RARO, não mencionado nas principais bibliografias consultadas.
Descrição:
Imprensa Nevesiana, Lisboa, 1834. In-8º de 56 págs. Encadernação moderna meia inglesa em pele com dizeres a ouro na lombada sobre rótulo de pele vermelha. Frontspício com pequeno ex-libris colado no canto inferior direito.
Inocêncio, VII-56 diz "... este escripto é, não sei porque, pouco vulgar ...".
MUITO CURIOSO e INVULGAR.
Descrição:
Livraria Clássica Editora, Lisboa, 1923 e 1926. In-8º de 3 volumes com 335, 309 e 340 págs. encadernação coeva, meia inglesa em pele castanha com dizeres dourados na lombada. Preservam as capas de brochura. Ligeiro aparo marginal.
Descrição:
Edição do autor, Moçambique, 1963. In-4º de 117 págs. Brochado. Ligeira acidez generalizada concentrando-se para as margens.
OSTENTA UMA EXTENSA E MUITO EXPRESSIVA DEDICATÓRIA AUTÓGRAFA, de página inteira a um piloto aviador-instructor que " ... tanto tem ajudado à defesa da nossa querida pátria, que está em perigo ..." dedicada na véspera de natal de 1963.
Descrição:
TIpografia Comercial, Funchal, 1952. In-4º de 486-(1) págs. Brochado com os cadernos todos por abrir. Ilustrado ao longo do texto com brasões das famílias aqui descritas. Foxing exclusivo às capas de brochura. Exemplar com os cadernos por abrir. Impressão sobre papel de excelente e encorpada qualidade.
Descrição:
Livraria Bertrand, Lisboa, 1979. In-8º de 195-83) págs. Brochado. Capa de Manuel Dias.
Ligeiros sinais de manuseamento e amarelecimento do papel, próprio da sua qualidade sob acção do tempo. Rúbrica de posse na página de rosto.
PRIMEIRA EDIÇÃO.
Descrição:
Edições José Fernandes Júnior, Lisboa 1939. In-8º de LXXIII-109 págs. Brochura, com capas ilustradas por Francisco Valença. Ricamente ilustrado ao longo do texto, com reprodução dos monumentos em análise.
Belo exemplar com uma dedicatória autógrafa.
Descrição:
Na Regia Officina Typografia, Lisboa, 1790. In-8º de 248-(2) págs. Encadernação coeva da época inteira de carneira mosqueada com dizeres a ouro na lombada sobre rótulo de pele vermelha. Rubrica de posse coeva no frontspício.
Obra de grande apuro tipográfico magnificamente ilustrada com 16 gravuras de página inteira em extra texto, o frontispício gravado e decorado com figuras alegóricas e o retrato do autor e 12 vinhetas de meia página no começo de cada canto pelos melhores desenhadores e gravadores portugueses da época: Carneiro da Silva, Jerónimo de Barros, Soyé, Frois, João Tomás da Fonseca, Ventura da Silva, Lucius, Ramalho, entre outros. Cremos estar falho do retrato de D. José.
PRIMEIRA EDIÇÃO, MUITO RARA.
Inocêncio V, 316.
Descrição:
(Typographia Minerva, Vila Nova de Famalicão, 1916). In-8º de 64 págs. Encadernação meia francesa em pele azul, sem cantos, com dizeres dourados na lombada. Preserva capas de brochura e ainda duas folhas em papel vermelho de anúncios ao periódico O Tripeiro. Ilustrado à parte, sobre papel couché, com fotografia de Camilo em 1870, retrato do impressor António José da Silva e um fac-simile do frontspício da edição original de A Infanta Capelista. Belíssima edição com tipos estilizados e vinhetas tipográficas dispostas assimetricamente, à cabeça da página no início de cada colaboração, fazendo-se ainda acompanhar por letras capitulares de grandes dimensões e estilizadas com paisagens florísiticas. Aparo marginal generalizado e rubrica de posse na capa e primeira página. Ocasionais e insignificantes picos de humidade. Belo exemplar, bem preservado.
Carvalho (2002), 256; José dos Santos (1939), 795.
Descrição:
Typ. d' O Rebate, Covilhã, 1899. In-8º de 232 págs. Encadernação moderna em percalina azul com dizeres dourados na lombada. Conserva ambas as frágeis capas de brochura. M;argens intactas. Manchinhas de humidade antiga ao longo do exemplar. Vestígios de um carimbo a óleo na capa anterior, esta reforçada/espelhada no verso.
Ilustrado com retrato do autor e as armas da cidade da Covilhã - a "primitiva" e da "Casa da Camara". De RARO aparecimento no mercado livreiro. Erros tipográfico de impressão da página 222 a 229 (constando 122 a 129).
Descrição:
Prelo, Lisboa, 1970. In-4º de (16)-734-(18) págs. Encadernação editorial com pastas lavradas a ferros dourados além da lombada e da pasta anterior. Sem a sobrecapa de protecção.
Em excelente estado, muito ilustrado em separado, apresentando ainda grandes mapas desdobráveis com distribuições geográficas dos diferentes grupos e etnias.
Descrição:
Typographia Aurora do Cavado, Editor R.V., Barcellos, 1894. In-8º de 2 tomos encadernados num volume com 253 e 84 págs. respectivamente. Encadernação moderna inteira de percalina azul com dizeres dourados na lombada. Impressão sobre papel encorpado, ligeiramente acidificado sem no entanto perder, em nada, a sua rigidez e estrutura sólida primitiva. Aparo marginal, insignificante e muiti ténue mancha que ocupa o terço inferior das páginas. Apesar dos defeitos apontados, é um belíssimo exemplar deste livro já raro no mercado, com tiragem reduzida.
Edição original conservando ambas as capas de brochura, restauradas na charneira.
Descrição:
Na Real Imprensa da Universidade, Coimbra, 1823. In-4º de XI-109-(1)-174-(8) págs. Dois títulos encadernados num único tomo
Brochado por aparar e inteiramente por abrir, preservando a brochura original. Mantem a sonoridade original do papel. Exemplar muito fresco, limpo e limpo.
Importante título, pioneiro do Liberalismo em Portugal, classificado como leitura densa e intrincada sobre o Miguelismo, a Contrarrevolução, a Tradição Ibérica, a Doutrina Social da Igreja e a Subversão.
Descrição:
CNCDP, Lisboa, 2001. In-4º de 191 págs. Encadernação editorial ilustrada, reproduzindo cartografia, desenhos e manuscritos antigos do séc. XVI.
A transcrição e fixação do texto do manuscrito de Saragoça a cargo de Pedro Moreira e João Carlos Oliveira.
Cuidada e valiosa edição de manuscritos inéditos, de grande riqueza e pioneirismo efectuada por uma figura que conheceu a língua local. Apresenta descrições sociais, de usos e costumes de Ceilão.
Descrição:
Edições Afrodite, Fernando Ribeiro de Mello. Lisboa. 1981. In-4º de xxxix-(1)-564-(1) págs. Brochado. Ilustrado com gravuras e retratos. Inserido na Colecção Doutrina / Intervenção. Capa de Paulo Guilherme D'Eça Leal.
Excelente exemplar, em excelente estado.
Descrição:
Na Impressão Regia, Lisboa, 1816. In-8º de 44 págs. Encadernação em papel antigo, marmoreado em tina manual. Mancha de humidade restrita à última folha, não impressa, que antecede a capa posterior. Bom exemplar, não aparado, com margens jumbo.
Exemplar que pertenceu à biblioteca de Eugénio de Castro, de quem ostenta a sua assinatura no frontspício, com uma nota manuscrita de sete linhas no verso do ante-rosto, tecendo onsiderações sobre o autor e a edição. Segundo Inocêncio este título teve uma tiragem restrita de 150 exemplares.
RARO.
Descrição:
Imprensa da Universidade, Coimbra, 1928. In-8º de XXXIII-(1)-101-(1) págs. Encadernação meia francesa em pele castanha escura com bonitos dourados floreados em casa fechada e dizeres na lombada. Ilustrado com estampas sobre papel couché, contendo reproduções de pinturas e assinaturas dos seus autores (XIV estampas extratexto).
PRIMEIRA EDIÇÃO de uma tiragem especial limitada a 100 exemplares, numerados e rubricados por Joaquim de Carvalho
Descrição:
Na Officina de Bernardo da Costa de Carvalho, Impressor do Serenissimo Senhor Infante, Lisboa, S/d. (1722). In-4º de XVIII-156 págs. Encadernação coeva (?) em pele, com decoração dourada moderna na lombada. Ilustrado em extra-texto com 2 gravuras de B. Picart: uma representando de Lisboa antes do terramoto de 1755, encimada por dois anjos segurando o brasão real e a segunda com o retrato do autor datado de 1721. Seguem-se 45 estampas com alfabetos, penas e desenhos caligráficos da autoria de Andrade datadas de 1718. Borba de Morais, na sua Bibliografia Brasileira do Periodo Colonial, p. 136 refere a existência de três impressões, contestando assim a descrição em Inocêncio (V, 336) que refere apenas duas. refere ainda que a primeira tiragem da obra corresponde a que tem 7 folhas preliminares inumeradas além do frontspício e a portada alegórica, situação essa que se verifica no exemplar que se apresenta.
Encadernação ligeiramente coçada, ocasionais picos de humidade em algumas folhas, com raras manchinhas de tinta.
PRIMEIRA TIRAGEM EM PRIMEIRA EDIÇÃO, muito valiosa e rara.
Descrição:
Agra [=Paris], 1748. In-8º de dois volumes com (3)-XIII-(5)-128 & (6)-166 págs respectivamente encadernados num tomo único. Encadernação coeva em carneira mosqueada, com restauro antigo, dizeres dourados sobre pele vermelha na lombada, com decoração também dourada em casas abertas. Corte das folhas carminado. Cantos ligeiramente amassadose cabeça da lombada com ligeira falta. Ex-libris do poeta Joaquim Pessoa.
Edição com uma portada alegórica em ambas as partes, muito belas, com tipografia emoldurada de composição arquitectónica e vegetalista representando, na base, um sofá com casal conversando em pose descontraída vigiada por um terceiro elemento em plano de fundo, no primeiro volume. No segundo volume, a portada não se encontra assinada e o ambiente apresentado corresponde ao de um quarto com cama,onde conversao casal, também em pose descontraída acompanhados com respectivo mobiliário complementar. A gravura que compõe a portada do primeira parte está assinada P(ierre). F(rançois). Tardieu de la Montagne, célebre gravador que viveu de 1711 a 1771 tendo sido responsável pela maioria das gravuras nas edições das Fábulas de La Fontaine. A portada da segunda parte encontra-se por assinar, mas o estilo e trabalho identifica o mesmo autor da portada do primeiro volume.
Edição muito recuada, a segunda e mais apreciada pelas actualizações de grafismo, beleza das portadas. Edição não descrita na maioria dasibliografias consultadas.
Before he found his niche in the theatre, he wrote several rather licentious novels, in particular Angola, which was held up by contemporaries such as Édouard Thierry as 'le roman du siècle, le livre des jolis boudoirs, le manuel charmant de la conversation à la mode'.
Descrição:
Na Officina da Academia Real das Sciencias, Lisboa, 1790. In-8º de VIII-119 págs. Encadernação coeva em pele com pastas decoradas com papel pintado. Leves manchas ao longo do miolo, e na charneira, sem comprometer a estrutura sólida do papel. Rubrica de posse coeva no frontispício. Apesar de alguns defeitos, muito bom exemplar desta já OBRA MUITO RARA.
Descrição:
Ministério da Educação Nacional. Lisboa. 1970. In-8º de 27-(46) pags. Brochado. Impresso com 3 linhas a duas cores reproduzindo as vinhetas e letras capitais decorativas bem como o texto bilingue em português e tamil. O texto fac-similado é antecedido por um resumé/sumário em françês e inglês
Descrição:
Academia das Sciências de Lisboa, Lisboa, 1915. In- 4º de 150 págs. Brochado (ligeira falta de papel marginal junto ao canto superior direito). Ligeira acidificação generalizada própria da qualidade do papel.
Faz-se acompanhar com uma reprodução a cores do Brazão dos Gomides, segundo o livro de António Godinho da Torre do Tombo e um fac-símile de uma procuração, passada em nome do autor dos Comentários e por ele assinada.
PRIMEIRA EDIÇÃO.